Translate

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vintage x Retro

Ilustração por sunnytellone

Bom Dia!

Estava andando pelo fashionising.com quando me deparo com um delicioso ensaio da Vogue Japan de Agosto/2011, o Bring the Seduction, cuja influência era os anos vintage, mais precisamente, o período entre guerras. 
Pode ser considerado vintage um estilo de vida ou/e de moda retrógrados que remetem desde a década de vinte até a de sessenta, por representarem, no mínimo, "vinte anos de antiguidade".

Segundo o Wikipedia, que pode fornecer uma definição melhor que a minha:

 "Os requisitos para ser Vintage são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura) , e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado. No oposto, coleções que revisitaram certas décadas buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo, portanto são releituras, e podem ser classificadas como Retro."


Logo, o ensaio que eu estava observando, aprendi, poderia ter inspiração vintage, mas era considerado Retro, por não possuir produção autêntica de tais datas, mas sim designs semelhantes baseados em tais épocas. E mais uma vez, recorri ao Wikipedia:

"O termo Retro ou Retrô, significa para trás e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga, mas emblemática e em bom estado. Ao contrário no quesito tempo, Retro é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Ou seja, o Retro é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante."

Então o Retro é a criação baseada em caracterizações autênticas de tais décadas, enquanto o vintage é a própria materialização de algo antigo e autêntico.

Conhecimento adquirido, mais uma vez parti ao ensaio da Vogue, enxergando-o agora com outros olhos:




Photographer: Hiroshi Kutomi 
Stylist: Satoshi Hirota

Para ver o ensaio inteiro, que não é muito longo, só clicar aqui.
Para ver o ensaio de L’Officiel Paris February 2012, com um retro um pouco mais recente, aqui.


Model: Luisa Bianchin 
Photographer: Alexander Neumann 
Styled by Vanessa Bellugeon
Makeup: Sergio Corvacho 
Hair: Nicolas Eldin 


Nenhum comentário:

Postar um comentário