Translate

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Entendendo o Processo

Bem vindos a Sweet Shadow Land, o lugar onde a moda alternativa tem espaço para trocar informações com quem quer mais do que um pretinho básico. O blog tem como objetivo não apenas falar sobre as tendências e atualidades do mundo da moda alternativa como também explicar alguns conceitos perdidos ao longo da história.

Hoje falaremos sobre as diferenças do corset, do corselet e do corpete.

Corset em sua função modeladora.
Corset em sua função modeladora.


A palavra corset é originalmente francesa e foi trazida para o Brasil com o nome de espartilho, porém, ao longo do percurso, o corset e o espartilho assumiram definições diferentes. Enquanto o corset é mais estruturado do que um corselet e um corpete, e confeccionado com várias camadas de tecido, o espartilho tornou-se objeto de adorno encontrado em lojas de lingerie e não possui função modeladora. As peças que são chamadas de espartilho, na verdade, foram inspiradas nos corsets antigos, bem diferentes do que deveria ser um corset de verdade.

O corselet é o espartilho de sexshop com barbatanas de plástico e material elástico, como o citado anteriormente.

Os corpetes são blusinhas, com barbatanas geralmente de plástico. Podem ser confeccionados em tecido elástico ou não, não sendo necessário o uso de forro. São fechados por zíper ou ilhós, como o corset.

São visualmente mais parecidos com o corset, até confundidos, mas ao se olhar de perto a diferença é imensa, uma vez que um corpete não possui a mesma estrutura que um corset. Mesmo que um corpete possua barbatanas de aço espiraladas, ainda sim não será como um corset, pois não sendo bem estruturado, não irá agüentar a pressão das puxadas e ira deformar-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário